Doula
O acompanhamento da doula é único e personalizado para cada mulher. Durante a gravidez, a doula fica disponível para tirar dúvidas, ouvir os medos e angústias que a mulher possa ter, enviar materiais cientificamente embasados para que a mulher seja capaz de tomar suas próprias decisões com o maior número de informações possível. A doula fica com a mulher desde a hora que essa acha necessário no trabalho de parto até após o nascimento e o acompanhamento não termina aí, visto que nas primeiras semanas após o parto ainda há a disponibilidade.
Mas afinal, por que ter uma doula?
Durante o trabalho de parto, a doula vai dar todo o suporte que a gestante precisar. Dar água na boca, secar após o banho, fazer massagem, abraçar, confortar, lembrar à mulher o poder que ela tem dentro de si mesma. Na hora do parto, ajuda a parturiente a escutar seu corpo e utilizar a força, muitas vezes adormecida ou desacreditada, que existe nela para trazer o bebê aos seus braços.
Enquanto uma parte da equipe está preocupada com o bebê e a outra com evitar complicações na mãe, a doula está ao lado da mulher, se preocupando em acalmá-la, manter ela hidratada para ter forças na hora necessária, fazer uma bolha em volta da parturiente e do acompanhante para que a correria dos outros profissionais não a preocupe e desmotive.